Como Cuidar do Seu Calçado


Separamos algumas dicas para ajudar você a cuidar melhor do seu calçado Westfran e fazer com que o mesmo dure por muito mais tempo! Preparado?

Primeiramente devemos entender a necessidade de cada material e para isso é legal saber do que é feito cada produto!

Quais são os tipos de couros utilizados nas Botas e Coturnos Westfran?

Nobuck: Nobuck é o couro mas utilizado nos calçados da atualidade, sua textura suave e seu corpo resistente vem ganhando o gosto do consumidor brasileiro. Ele é um couro mais puro, sem muito tratamento para modifica-lo, somente para deixa-lo mias aveludado.

Bizon: Este couro é derivado do Nobuck, porém possui um acabamento rústico com um certo tom queimado por cima de suas costuras dando uma personalidade mais forte ao calçado.

Jade: Jade também é um tipo de couro derivado do Nobuck, a única diferença é que nele o acabamento é escovado, fazendo com que as marcas comuns que aparecem no Nobuck não sejam tão frequentes por aqui.

Snow:  Com acabamento liso este couro já possui uma certa maquiagem por cima do couro puro diferente do Nobuck, é um couro que passa uma imagem mais sóbria do produto.

Fóssil/Crazy: Estes dois couros são iguais, porém no caso do Crazy o acabamento é mais oleoso fazendo com que o seu toque seja mais suave, eles são caracterizados por um acabamento mais engraxado.


Como Cuidar de Cada Um Deles?

Couros Derivados do Nobuck (Nobuck, Jade, Bizon): Para fazer a manutenção ideal do seu calçado em couro nobuck indicamos que utilize um pano macio ou uma escova grande de fios leves, vinagre e água. Faça uma solução de água e vinagre, molhe o pano ou a escova nesta solução e passe bem levemente sobre o couro, tente sempre passar a em um só sentido sem fazer voltas como se estivesse penteando o couro, após isso deixe secar sobre a sombra e logo sua bota ou coturno estará novinho em folha. 

Couros Lisos (Snow, Floater, Condor): Quando falamos de couros lisos já com um acabamento diferenciado de fábrica fica simples de se cuidar, na verdade o ideal é sempre que usar passar um pano seco para tirar a poeira e uma vez por mês dar uma polida no mesmo com graxa. Neste tipo de couro é extremamente importante você não utilizar água sobre eles, isso pode danifica-los de imediato.

Couros Engraxados (Fóssil, Crazy): Este tipo de couro tem uma necessidade altíssima de estar oleoso para manter a aparência, quando não hidratado corretamente pode apresentar uma péssima aparência, porém não é difícil de se cuidar deste tipo de couro. O Processo é bem simples e você só vai precisar de um pano seco e uma bisnaga de condicionador (Isso mesmo! Aquele condicionador que você passa no cabelo), pegue o pano seco e passe no condicionador, aplique o mesmo no sapato e esfregue bem mas sem utilizar de muita força. 


Como Preservar o Solado

Para a preservação do solado não é preciso muita coisa o ideal é que você o faça com uma espuma simples de densidade baixa e vaselina. Passe a espuma na vaselina e aplique no solado sempre passando somente para um único sentido para que a hidratação seja melhor, fazendo assim você evitará que o solado resseque e mantém o brilho do mesmo.


IMPORTANTE! NÃO UTILIZE EM CASO ALGUM QUALQUER TIPO DE SABÃO


Agora você está preparado para efetuar a limpeza da sua bota ou coturno Westfran!